Lição 5 - As aflições da viuvez

|

INTRODUÇÃO
A viuvez é uma condição humana considerada ao longo da Bíblia, mas que nem sempre é percebida pelas igrejas. Na aula de hoje atentaremos para essa situação, a princípio, definiremos o que é viuvez do ponto de vista sociológica. Em seguida, apresentaremos a abordagem bíblica em relação à viuvez. Ao final, mostraremos a importância do auxílio eclesiástico diante da pessoa viúva.

1. DEFINIÇÃO DE VIUVEZ
Etimologicamente, o termo viúvo vem do latim viduvus, cujo significado é “aquele que perdeu a mulher”. A viuvez, na perspectiva sociológica, é o estado social no qual um cônjuge se encontra quando o outro morre. Desde a antiguidade esse assunto tem sido de interesse público. Nas sociedades patriarcais, a condição de viuvez geralmente colocava a família em pobreza. Por esse motivo, o cuidado com as viúvas era imprescindível, tendo em vista que essa se tornava dependente de auxílio. Por conseguinte, a viuvez, principalmente para a mulher, está associada à privação, solidão e desconforto. A solidão é o principal desafio da viuvez, isso porque a pessoa que sempre teve alguém ao seu lado, perde-a repentinamente ou aos poucos. A pessoa viúva também pode passar por períodos de tristeza profunda, e, em alguns casos, de depressão. A viuvez, em seus primeiros momentos, pode causar alguns sintomas, dentre eles: ansiedade, medo, perda de apetite, falta de concentração, frustração e choro descontrolado. Quando esses momentos iniciais não são superados, a viuvez pode levar a sentimentos negativos crônicos, impossibilitando que a pessoa leve a vida adiante. C. S. Lewis, o famoso escritor britânico, experimentou a viuvez com intensidade, após a morte da sua esposa. As reflexões dessa condição se transformaram em um livro intitulado A grief observed [traduzido para português com A anatomia da dor]. Nesse livro o autor se abre perante Deus e revela sua angústia. Ao final, rende-se à vontade soberana do Todo-Poderoso, cujos decretos vão além da compreensão humana. 

2º Sinal verde em Lagoa Seca

|

A Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Lagoa Seca, realizou o 2º sinal verde com o tema: "Contagem regressiva para o Armagedom". Desta vez o local da realização foi na praça matriz da cidade, onde estiveram presentes uma grande quantidades de pessoas evangélicas e não evangélicas que ouviram atentamente os louvores , e apresentação de um documentário que falava a respeito dos sinais que antecedem a volta de Cristo, e a necessidade de estar preparado para a volta de Jesus. Entre os presentes estavam o Evangelista Adriano, e o Presbítero Sandro ambos da AD (Campina Grande-PB) e Banda Éfeso (AD/CG). Estiveram também presente a banda asas da esperança da AD em Fagundes-PB.
O evento foi uma benção, pois sentimos a ação do Espírito de Deus falando a cada coração, pois o intuito deste trabalho é demonstrar ao jovem e ao adulto a necessidade de buscar a Jesus enquanto é tempo. Disse: José Eriosvaldo de Farias, Pastor da AD em Lagoa Seca. 








Fonte: Altemar Fernandes  (AD Lagoa Seca-PB)

 

©2009 . | Template Blue by TNB